Diabetes em pets: entenda o perigo dessa doença

Assim como acontece como os seres humanos, sempre que os cães e os gatos ingerem um alimento, o pâncreas deve produzir insulina.

Esse hormônio é responsável por captar o açúcar (glicose) do sangue e transportá-lo para dentro das células, onde será utilizado como uma fonte de energia.

A falta de insulina ou a incapacidade desse hormônio de exercer a sua função, leva ao aumento dos níveis de glicose no sangue.

Esse quadro é conhecido como diabetes.

O que é diabetes?

Trata-se de uma doença crônica e sistêmica.

O diabetes em cães e gatos é provocado por uma deficiência parcial ou total do hormônio insulina (Diabetes Mellitus) e por distúrbios hídricos relacionados ao hormônio antidiurético (Diabetes Insipidus).

Da mesma forma, os problemas são graves e semelhantes nas duas espécies. O que difere é o tipo de diabetes predominante entre elas.

Diabetes em cães

A forma mais comum de diabetes em cães é a primária, que se assemelha ao tipo 1 em humanos.

Ela é provocada por fatores genéticos e ambientais que levam à destruição das células tipo B do pâncreas, responsáveis pela produção de insulina.

Nos casos extremos, as deficiências genéticas autoimunes fazem com que cães jovens apresentem deficiência absoluta de células tipo B, deixando de produzir a insulina.

Alterações menos graves geram pré-disposições que, de acordo com a exposição aos fatores de risco, podem destruir as células pancreáticas do cão e levar ao diabetes primário.

Entre os fatores de risco para cães, estão:

  • Alimentação inadequada;
  • Pancreatite,
  • Uso de medicamentos;
  • Doenças que antagonizam a ação da insulina.


Diabetes em gatos

Por outro lado em felinos, o quadro mais comum é de Diabetes Mellitus, um tipo de diabetes secundário, muito parecido com o Tipo 2 nos humanos.

Nesses casos, acontece a chamada “resistência insulínica”.

Diferente do que acontece em cães, no diabetes secundário, as células do pâncreas que produzem a insulina, impedem que o hormônio transporte a glicose para dentro das células, causando uma resistência.

Como resultado, o organismo do pet tenta compensar a “resistência insulínica” com a produção de mais hormônios.

Quanto mais insulina é produzida, mais as células tendem a se proteger desse excesso e como consequência, mais aumenta a resistência à insulina.

Em certo ponto, o pâncreas não consegue mais produzir hormônio suficiente. Assim, os níveis de açúcar no sangue aumentam, surgindo o diabetes.

O principal fator de risco para o diabetes em gatos é a obesidade.

Sintomas

Mesmo com causas diferentes, o diabetes em cães e gatos costuma dar sinais parecidos. O mais importante é ficar em alerta com os sintomas demonstrados pelos pets.

O excesso de açúcar no sangue pode provocar:

  • sede acima do normal
  • acúmulo de formigas na urina do pet
  • episódios de desmaios


Por isso, o tutor deve ficar atento e caso seja necessário, procurar um endocrinologista veterinário para acompanhar o pet e realizar o tratamento adequado.

Tratamento

Algumas medidas podem fazer com que o diabetes em pets seja controlado.

Dessa forma, será possível manter uma boa qualidade de vida aos animaizinhos.

Castração, controle do uso de medicamentos hormonais, reeducação alimentar e administração periódica de insulina são algumas delas.

Cada caso deve ser investigado e estudado por um médico veterinário especialista na área. Portanto, leve seus bichinhos para avaliações periódicas de saúde em uma clínica de confiança.

Aqui na AllianceCare estamos prontos para atender o seu pet!

Agende uma consulta:

Conheça nossa clínica

Dra Mayara Tóffolo Carter
CRMV/SP: 35.701

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Qual é a sua dúvida?

Especialidades

Você pode se interessar por isso

Anestesiologia

O médico anestesista tem como objetivo avaliar as condições clínicas do paciente, esclarecer dúvidas, recomendar preparos especiais, além de planejar a técnica mais adequada e segura visando reduzir o risco de complicações no procedimento cirúrgico.

Durante a cirurgia, todos os parâmetros vitais do paciente, como:

  • a pressão arterial,
  • frequência cardíaca,
  • ritmo do coração,
  • quantidade de oxigênio no sangue e
  • temperatura são monitorados pelo anestesista.


Ao notar qualquer alteração, o profissional tomará todas as medidas para os parâmetros voltarem aos seus valores normais e preservar a segurança do paciente.

Saiba a diferença entre os principais tipos de anestesias:

  1. Sedação – Essa técnica é utilizada apenas em procedimentos indolores, uma vez que permite apenas que o paciente durma, podendo ainda sentir dor.
  2. Anestesia geral (Inalatória, Total Intravenosa – TIVA e Parcial intravenosa – PIVA) – Esta técnica permite que qualquer tipo de procedimento cirúrgico seja realizado sem dor e sem movimento do paciente, sendo o estado completo de inconsciência.
  3. Anestesia loco-regional – É a técnica de anestesiar apenas um nervo ou conjunto de nervos específicos do corpo. A anestesia é feita apenas na região que será operada e pode ser realizada na coluna, como peridural, onde os membros inferiores são anestesiados, ou em um nervo específico do braço ou da perna. Esta técnica anestésica é muito útil para evitar a dor no pós-operatório, devido ao seu maior tempo de ação.

Medicina intensiva

Nossa equipe de profissionais está preparada 24 horas para cuidar dos nossos pacientes com enfermidades de baixo a alto risco de complexidade, com muito conhecimento, dedicação, amor e carinho.

Contamos com uma excelente estrutura para acolher animais que precisam de cuidados especializados e contínuo com monitor multiparamétrico para uma monitorização:

  • intensiva de todos os parâmetros vitais,
  • ventilador mecânico,
  • bombas de infusão peristálticas,
  • sistema de distribuição de oxigênio,
  • aquecedores,
  • medicamentos e
  • insumos modernos


Tudo isso é para proporcionar os cuidados intensivos com maior segurança e conforto. Contamos também com uma estrutura individualizada e cuidados específicos para os felinos, um local preparado e projetado com muito carinho pensando em cada detalhe, respeitando sempre a particularidade desta espécie.

Serviços oferecidos:

  • Emergências Clínicas
  • Pronto Atendimento
  • Transfusão de Sangue e Hemoderivados
  • Oxigenoterapia
  • Hemogasometria
  • Terapia Intensiva
  • Pós operatório
  • Controle de dor
  • Não cuidamos apenas de animais, e sim, do seu companheiro e amor da vida.

Medicina Felina

Apesar do gato doméstico ser um dos animais de estimação mais populosos no mundo, pouco se sabe sobre a origem de sua domesticação.

Sabemos que os felinos possuem características únicas e diferentes das demais espécies:

  • fisiologia,
  • anatomia,
  • metabolismo,
  • doenças.


Além disso, possuem fatores comportamentais que acarretam em doenças sistêmicas, apresentam sinais clínicos inespecíficos, onde só um profissional capacitado poderá atendê-lo.

A medicina felina vem evoluindo cada vez mais e somente o veterinário exclusivo de felinos é um profissional entendedor das particularidades da espécie.

Oferecemos cuidado, amor, atenção, respeito e, principalmente, minimizamos o estresse do atendimento. Nossa preocupação é com o bem-estar de cada felino, pois eles precisam de cuidados especiais e atenção até maior do que outros animais.

Diversas doenças são silenciosas, e, quando apresentam sintomas que nos chamam atenção, é porque já estão sérias, avançadas.

Na Alliance Care, oferecemos atendimento clínico e cirúrgico específico para a espécie felina. E, além disso, contamos com um ambiente voltado para minimização do estresse, com recepção, internação e sala de atendimento exclusiva para gatos!

Endocrinologia e Metabologia Veterinária

Cada vez mais os animais de estimação têm problemas de saúde parecidos com os dos humanos.

A medicina veterinária está em crescente evolução e a Endocrinologia e Metabologia é o ramo que estuda o sistema endócrino e metabólico, formado pelas glândulas produtoras de substâncias conhecidas como hormônios (glândulas endócrinas).

As glândulas endócrinas estão espalhadas por todo o corpo do paciente, e o especialista nessa área é o Endocrinologista Veterinário, o profissional capacitado para oferecer o máximo de cuidado e tratar enfermidades de cães e gatos que afetam o sistema hormonal e metabólico.

Na Alliance Care temos como objetivo atuar na prevenção, diagnóstico, tratamento e saúde do paciente endocrinopata, colaborando para uma melhoria significativa na qualidade de vida dos cães e gatos, além de oferecer suporte aos nossos clientes.

Todas as doenças tratadas pelo endocrinologista veterinário são graves e requerem tratamento longo, ou mesmo por toda a vida.

Por isso, é importante levar o paciente ao especialista ao menor sinal de desordens hormonais ou metabólicas.

Cardiologia

A Cardiologia Veterinária vem em constante evolução e é uma área da Medicina Veterinária que atua no estudo, diagnóstico e tratamento do sistema cardiovascular e suas afecções.

Na Alliance Care contamos com cardiologista de cães e gatos especializado para cuidar do coração do seu pet.

As principais doenças cardíacas são:

  • as doenças adquiridas com a idade, frequentemente a partir dos 6 anos de idade.
  • Em cães são elas as valvulopatias (doença mixomatosa mitral e tricúspide) e doença do músculo cardíaco (cardiomiopatia dilatada).
  • Em gatos, são mais frequentes as doenças adquiridas do musculo cardíaco (cardiomiopatia hipertrófica, restritiva, dilatada etc).


De forma menos comum, existem as cardiopatias congênitas em cães e gatos, sendo as mais comuns:

  1. Tetralogia de Fallot,
  2. persistência do ducto arterioso (PDA),
  3. estenose aórtica e sub-aórtica,
  4. estenose pulmonar,
  5. comunicação interatrial (CIA),
  6. comunicação interventricular (CIV) e
  7. tetralogia de Fallot.


De alguma forma, a maioria dessas afecções podem gerar sintomas como tosse (engasgos), cansaço fácil, intolerância ao exercício e desmaios.

O diagnóstico é feito com base nos sintomas, avaliação clínica e exames complementares como:

  • Ecodoplercardiograma,
  • Eletrocardiograma e
  • Pressão arterial.


Feito o diagnóstico, a alteração cardíaca é classificada e o tratamento e acompanhamento é direcionado, respeitando sempre, a individualidade de cada paciente.

Oncologia

O oncologista veterinário é um Médico Veterinário especializado empenhado em diagnosticar e tratar diferentes tipos de câncer em cães e gatos.

Na Alliance Care este profissional visa, acima de tudo, o respeito, o cuidado e a manutenção da qualidade de vida do paciente com câncer junto às suas famílias.

Na consulta, o oncologista realiza uma avaliação clínica do paciente com suspeita de câncer. A realização de exames complementares se faz necessária para o diagnóstico do câncer e estabelecimento do melhor tratamento.

O tutor poderá tirar todas as suas dúvidas durante a consulta sobre o diagnóstico do seu pet. O tratamento oncológico em cães e gatos deve ser sempre bem avaliado e a escolha da terapia ideal se baseia em procedimentos que normalmente incluem:

  • cirurgias para remoções de tumores,
  • quimioterapia,
  • eletroquimioterapia,
  • criocirurgia,
  • controle de dor e de desconforto e entre outros.

Dependendo do diagnóstico existe um prognóstico e uma terapia indicada e muitas vezes o tratamento inclui a associação de técnicas de tratamento.

Atendemos encaminhamento de veterinários externos para consultas e exames complementares.