Urgência e emergência veterinária.

Primeiramente, vou te fazer uma pergunta: tutor, você sabe a diferença entre urgência e emergência veterinária? 🩺🏪

Diferença entre emergência e urgência:


📌Emergência é quando o animal precisa dos socorros no momento da chegada, pois sua vida depende da agilidade do atendimento.

Conhecida como “a hora do ouro”, a primeira hora do animal após um incidente é considerada a mais importante para que a diferença entre a vida e a morte seja efetiva. Durante este período, que as medidas, manobras e tratamentos tomados para salvar o pet, são mais decisivas no seu quadro geral de saúde.

📌Urgência acontece quando trata-se de casos menos graves, mas que devem ter uma atenção especial e serem atendidos de maneira rápida para evitar agravamento do estado do animalzinho.

Principais emergências veterinárias em cães e gatos.

Como já falamos anteriormente, a emergência veterinária consiste no tipo de situação que exige medidas rápidas e precisas para salvar a vida dos animais pets!

Dentre muitos, os principais motivos que levam os bichinhos á emergência são:

Intoxicação por venenos: provoca efeitos devastadores nos animais em um período que varia entre cinco e dez minutos após a ingestão, causando desde vômitos e diarreias até convulsões e tremores fortes – podendo levar o animal à morte em pouco tempo, dependendo da quantidade da substância ingerida e do porte do animal intoxicado.

Ingestão de corpos estranhos: levados pela curiosidade, muitos cães e gatos acabam comendo itens nada recomendáveis. O resultado vai desde um simples mal estar até o óbito. A ingestão de materiais e produtos estranhos (como metais, plásticos, panos e pedaços de madeira, por exemplo) pode causar complicações graves e, inclusive lesionar a região gastrointestinal do pet.

Reações alérgicas: devem ser tratadas de forma emergencial. Ocorrem em qualquer idade em cães e gatos com sintomas que vão de coceira até convulsões e colapso cardiovascular. Alimentos, picadas de insetos e contato com plantas venenosas são algumas das causas desse tipo de problema e, por isso, é necessário um cuidado especial aos ambientes por onde seu pet circula.

Quedas: dependendo da gravidade do acidente, pode causar de fraturas até problemas mais graves nos pets. Simples ou de alturas muito grandes, as quedas também fazem parte da lista de situações mais comuns nas emergências veterinárias.

Diarreias e vômitos: os pets que apresentarem esses sinais devem ser analisadas com atenção pelos profissionais de emergência, por serem sintomas presentes nas mais diversas patologias – já que podem tanto dar indícios de doenças graves como, também, provocar a desidratação do animal.

Emergência AllianceCare

Aqui na AllianceCare, contamos com emergência veterinária 24 horas!
Totalmente equipada para o pronto atendimento, pensando sempre no bem-estar do seu bichinho!

Conte conosco! 

Saiba mais sobre nossas especialidades!

Acesse nossas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *