Hiperlipidemia em cães e gatos

A hiperlipidemia em cães e gatos é uma enfermidade endócrina caracterizada por concentrações plasmáticas elevadas de triglicerídeos, colesterol ou ambos, ou seja, aumento de gordura no sangue.

Essa doença pode estar diretamente ligada a obesidade, então pets obesos são mais predispostos a apresentaram excesso de gordura no sangue, não sendo essa uma regra.

Por isso, esses bichinhos precisam de um acompanhamento mais próximo, check-ups de rotina e plano de emagrecimento, priorizando assim o tempo e a qualidade de vida do paciente.

Tipos de hiperlipidemia

Existem dois tipos de hiperlipidemia: a fisiológica e a patológica.

A hiperlipidemia pós-prandial  (pós alimentação) ocorre ou tem seu efeito depois de uma refeição. Esse tipo é considerada como fisiológica e normal.

Já a hiperlipidemia patológica acontece, segundo especialistas, a partir de uma anomalia hereditária ou secundária à alguma doença endócrina e metabólica. Geralmente os animais acometidos são de meia idade ou idosos, tanto cães, como gatos.

Sintomas e diagnóstico

O sintomas mais comuns são:

  • diarreia,
  • vomito,
  • desconforto abdominal,
  • alteração ocular,
  • disfunções no sistema nervoso e ou convulsões.

O diagnóstico dessa alteração clínica pode ser realizado exames de rotina, avaliação do hemograma, bioquímicos (marcadores das enzimas renais e hepáticas) e principalmente com dosagem sérica de colesterol e triglicérides em jejum.

O jejum é muito importante para que não tenha confusão com a hiperlipidemia fisiológica. Nesse caso, no paciente doente teremos aumento dos níveis de colesterol e triglicerídeos do sangue, acima do valor de referência para espécie, seja cão ou gato.

Tratamento

O Endocrinologista Veterinário é o especialista que cuida desses distúrbios.

O tratamento é individual e pode ser feito ajuste da alimentação de acordo com peso, espécie e raça do paciente.

Pode-se também ser instituído um tratamento medicamentoso.

Na maioria dos casos, a hiperlipidemia está ligado a uma doença endócrina ou metabólica base, sendo necessário investigar, diagnosticar e tratar a doença primária em conjunto.

Seu pet tem algum dos sintomas mencionados acima?

Conte comigo para ajudar no tratamento do seu animalzinho!

Agende uma consulta

Conheça a AllianceCare

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *