Medicina felina – especialidade

Você sabia que existem cerca de 18 milhões de gatos que vivem no Brasil? E a estimativa é que esse número cresça ainda mais.

A espécie felina tem conquistado muitos admiradores em várias regiões do país, e os cuidados com esses gatinhos também tem aumentado cada vez mais. Ganhando uma área única e exclusiva na veterinária conhecida como Medicina Felina.

Mas por que esses paciente precisam de cuidado diferenciado?

Os gatos possuem características únicas da espécie.

A espécie felina, além de ser apaixonante, tem diversos tipos de comportamentos, sintomas, doenças, anatomia e metabolismo diferentes dos cães, e que necessitam de um cuidado diferenciado.

Além disso, os gatos possuem fatores comportamentais que podem acarretar em doenças sistêmicas, apresentam sinais clínicos inespecíficos, e portanto, devem ser atendidos por um médico veterinário especialista em medicina felina.

Ancestralidade felina

Os gatos permanecem ainda com muitas características de seus ancestrais.

O hábito da caça, horários de alimentação, horários de dormir e até mesmo local e tipo de marcação de território fazem parte dessa ancestralidade, de quando viviam de forma selvagem.

O paciente felino costuma esconder sinais de doença, é bem característico da espécie, pois quando demonstram que “algo está errado” tornam-se uma “presa” fácil.

Por que procurar um especialista?

A medicina felina tem crescido cada vez mais. Somente um veterinário especialista nessa espécie é capaz de entender todas as particularidades dos gatinhos.

O papel do veterinário é oferecer cuidado, respeito e atenção no atendimento. Minimizar ao máximo o estresse.

Por esses detalhes, os gatos tornam-se uma espécie diferenciada, sendo esses os motivos que se faz necessário ter um acompanhamento com um profissional capacitado que entende e respeita a espécie felina.

Aqui, na AllianceCare, nossa maior preocupação é como bem-estar do paciente felino, reduzindo a chance de que haja traumas para o seu bichano.

Dra. Mayara Tóffolo Carter

CRMV/SP: 35.701

Saiba mais sobre nossas especialidades!

Acesse nossas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *