Toxoplasmose em gatos

O que é toxoplasmose?

A toxoplasmose, ou doença do gato, é uma doença infecciosa causada por um protozoário encontrado nas fezes dos gatos e outros animais.

Entre todos os animais de estimação, os gatinhos estão entre os que mais sofrem com mitos e preconceitos. Começando pelo lado afetivo, já que é muito comum ouvirmos como os gatos não se apegam aos tutores. Da mesma forma, quando o assunto é saúde, diversas doenças costumam ser associadas a esses bichos, como é o caso da toxoplasmose.

Uma das zoonoses mais comuns no planeta, essa doença não ameaça só os donos. Os próprios felinos correm risco.

Os gatinhos são lembrados por serem apenas hospedeiros do parasita. Porém eles podem desenvolver em função dela: hepatite, pneumonia e entre outros males.

Afinal, o que é toxoplasmose?

É uma enfermidade causada pelo parasita Toxoplasma gondii.

Os gatos são seus hospedeiros definitivos, e por ser uma doença assintomática, é de difícil detecção em um primeiro momento. Eles não apresentam problemas sérios de saúde quando são apenas portadores do parasita.

Mesmo a toxoplasmose sendo transmitida também pelo felino, as formas de contágio para o ser humano, na maioria dos casos, são outras, como: o consumo de água e alimentos infectados.

Por que a toxoplasmose é conhecida como a “doença do gato”?

Se a transmissão da toxoplasmose para humanos raramente ocorre a partir do contato com os bichanos, por que a conhecemos como a doença do gato?

Isso acontece porque os gatinhos participam do ciclo biológico do protozoário, com replicação do agente em seu sistema intestinal e eliminação dos oocistos (ovos) nas fezes.

Como acontece o contágio no gato?

O felino se contamina ao comer carne crua e infectada de ave ou roedor.

Gatos que vivem em casa, sem acesso à rua, raramente se contaminam com esse parasita, já que sua alimentação é composta por ração, enlatados e comida preparada, sendo improvável que entrem em contato com focos infecciosos.

Mesmo assim, se ele se infectar, levará cerca de 15 dias para o parasita se reproduzir.

No intestino do gato, o protozoário se aloja e forma alguns ovos — os oocistos — que serão eliminados através das fezes.

Existe risco de contágio no ser humano?

Ter um gatinho de estimação não aumenta o risco de uma pessoa contrair toxoplasmose. Aliás, é a maneira mais improvável de um ser humano adquirir essa doença.

Aqui estão as formas mais comuns de contágio da toxoplasmose pelo ser humano:

  • consumo de alimentos infectados, como carnes cruas, saladas e leite não pasteurizado;
  • consumo de água sem o tratamento adequado;
  • transfusão sanguínea;
  • transmissão mãe-filho, quando as gestantes estão infectadas.

Como saber se meu gatinho está com toxoplasmose?

A única forma de saber se o seu gatinho entrou em contato com o agente da toxoplasmose é por meio da avaliação sorológica. No entanto, esse teste não diferencia se o pet está ou não eliminando oocistos em suas fezes.

Portanto, é de extrema importância fazer visitas regulares a um médico veterinário de confiança, para que ele possa acompanhar a saúde do seu bichano e diagnosticar quaisquer problemas de saúde, bem como recomendar um tratamento adequado.

No caso da toxoplasmose, o veterinário poderá recomendar um tratamento com antibióticos.

Como evitar que seu gato se contamine com o parasita da toxoplasmose?

Confira alguns cuidados necessários:

  • alimentação: o ideal é alimentar seu gatinho com ração, portanto nada de carne crua;
  • gatinhos devem ficar longe das ruas: esse cuidado é essencial já que além desta doença, você o estará protegendo de diversos outros males que podem acontecer enquanto estão fora de casa;
  • leve seu gato para consultas regulares a um veterinário de sua confiança.

Conte comigo para te ajudar no cuidado com a saúde do seu gatinho de estimação!

Dra. Mayara Tóffolo Carter

CRMV/SP: 35.701

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *