5 sinais de que seu cãozinho tem problemas cardíacos

Os problemas cardíacos estão entre as principais causas de morte de animais de estimação, principalmente em cães.

Isso acontece, em grande parte, à demora em identificar os sintomas e em buscar assistência com um médico especialista na área.

Em geral, os primeiros sinais de doença cardíaca em pets manifestam-se de forma sutil, por isso o tutor acaba não percebendo. Quando isso acontece, na maior parte das vezes, a enfermidade já está em um estágio muito avançado, por isso vamos destacar para você os sintomas de doenças cardíacas mais comuns nos pets.

Fatores de risco de cardiopatia em cães

Mesmo a cardiopatia (problemas cardíacos) é mais propícia em algumas raças de cães do que em outras, mas o que todos um dia terão em comum, é a idade avançada e esse é um dos riscos que aumenta a relação com doença cardíaca, principalmente após os 7 anos de vida do pet.

Por isso, é fundamental para o bem-estar do seu pet, que as consultas ao cardiologista veterinário sejam feitas de forma regular.

Quando o problema é no coração, o diagnóstico e tratamento precoce fazem a diferença na saúde e, principalmente na qualidade de vida do seu cãozinho.

Principais sintomas

Os 5 sinais de que seu pet pode ter algum problema no coração, são:

  • Cansaço ao fazer exercício, podendo até desmaiar, em alguns casos
  • Mucosas cianóticas (língua roxa)
  • Perda de peso repentina
  • Respiração ofegante em repouso ou cansaço fácil ao exercício
  • Tosse crônica e progressiva (engasgos)

Se notar alguns desses sinais, procure um veterinário o mais rápido possível!

Além dessas questões, se o seu pet frequenta cidades litorâneas (de praia) ele pode estar com dirofilariose canina, uma espécie de verme do coração. Caso vá viajar para esse local, é necessário fazer prevenção.

Sendo assim, procure um médico veterinário cardiologista, pois ele saberá identificar qual a doença, passando um tratamento adequado para que seu cãozinho viva bem e por muito mais tempo.

Dr. Caio Galera Bernabé

CRMV/SP: 27.838

Veja mais artigos publicados em nosso blog:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *