O câncer de mama em cadelas e gatas é uma doença muito comum.
Isso acontece quando há o crescimento irregular das células do tecido, fazendo com que surjam tumores nas mamas dos animais.
Os tumores podem ter diferentes tamanhos e texturas. Em alguns casos, é encontrado apenas um nódulo, já em outros, eles podem ser múltiplos e em várias mamas.
A ocorrência de câncer de mama em cadelas e gatas varia entre 25% e 50% de todos os tumores diagnosticados nessas espécies.
Os hormônios sexuais possuem uma influência muito grande no desenvolvimento do câncer de mama em gatas. No caso, as fêmeas não castradas ou castradas tardiamente são mais propensas a desenvolver essa doença do que as castradas. A castração das fêmeas caninas deve ser feita nas orientações necessárias para cada porte, raça e idade.
Como identificar o câncer de mama nos pets?
Os sintomas do câncer de mama em cadelas e gatas podem ser percebidos pelos tutores que estão atentos.
Dentre os sintomas mais comuns, estão:
- Nódulos nas mamas;
- Aumento de volume na região das mamas;
- Apatia;
- Febre;
- Secreção;
- Dores;
- Inchaço e vermelhidão.
Diagnóstico do câncer de mama em cadelas e gatas
O diagnóstico do câncer de mama em cadelas e gatas deve ser feito por um veterinário, por meio do exame físico associado à exames clínicos e laboratoriais. O relato do tutor também ajuda a notar a presença de alguma anomalia, principalmente, quando há alteração no comportamento do animal.
Exames para diagnosticar o câncer de mama em cadelas e gatas
Diversos exames podem auxiliar o diagnóstico da doença. Dentre eles:
Exame clínico
Ele observa o animal, visando identificar alterações visuais e palpáveis, como a presença de nódulos. Também faz parte dessa etapa o relato do tutor ao médico veterinário.
Exames de sangue
Ajudam a identificar se existe alterações no sangue ou na função dos rins e fígado dos animais, indicando se há algum problema além da presença do tumor de mama. Ele é feito com a coleta de uma amostra do sangue e com análises laboratoriais.
Radiografias
São exames de imagem que permitem visualizar se há presença de algum nódulo, por exemplo, no pulmão indicando se o câncer está apenas na mama ou se já “espalhou”, ou seja, se já existe metástase.
Ultrassonografias
É um exame de imagem que no caso dos tumores de mama, avalia os órgão abdominais também para identificar se não existe metástase.
Biópsia
Consiste em remover uma pequena amostra do tumor para que possa ser analisada em laboratório. Essa coleta é feita com o animal anestesiado.
Exame histopatológico
É a análise feita em laboratório da amostra do tecido coletado na biópsia. Ele é feito com a ajuda de um microscópio e permite saber se o tumor é benigno ou maligno, identifica o grau de malignidade também.
Raças de cadelas e gatas que mais sofrem com o câncer de mama
Qualquer raça pode desenvolver o câncer de mama, porém, entre os cães a incidência é mais comum em Poodle, Shih-Tzu, Beagle e Boxer.
Nas gatas, a raça siamesa é a que mais sofre com essa doença.
Prevenção do câncer de mama em cadelas e gatas
A prevenção do câncer de mama em cadelas e gatas pode ser feita com a castração do animal conforme orientação para cada raça e porte, evitando assim maiores as chances de não desenvolver a doença. O uso de anticoncepcionais é contra-indicado, uma vez que aumentam a incidência desse tipo de câncer.
Você tem alguma dúvida sobre esse assunto?
Converse com um oncologista veterinário ou com seu clínico geral sobre o melhor momento para castração! Existem orientações científicas atuais para o melhor momento para castração das cadelas e gatas.
Estamos preparados para atender o seu bichinho de estimação com muito cuidado e profissionalismo!
Conte com a AllianceCare para te auxiliar na saúde do seu pet!
Agende uma consulta