O câncer acontece quando existe uma proliferação descontrolada de células malignas em determinado local do corpo. Esse “descontrole” pode acontecer também em cães e gatos, sendo mais comum acometer animais adultos e idosos.
É fato que os cães e gatos estão vivendo mais, portanto as doenças dos idosos estão sendo mais diagnosticadas e sendo avaliadas com maior atenção.
Quais os fatores para desenvolvimento do câncer em animais?
Alguns tipos de câncer podem ter influência hormonal, como nos casos dos tumores de mama em cadelas e gatas que não são castradas, ou devido à exposição ao sol, como nos casos dos carcinomas de pele em cachorros e gatos de pelagem branca ou clara.
Mas o câncer também é considerado, nos animais, uma doença de causa multifatorial, ou seja, a predisposição genética junto com fatores externos podem favorecer o aparecimento dos tumores.
Existem raças com maior propensão a desenvolver o câncer?
Algumas raças de cães e gatos podem ser predispostas à alguns tipos de doença oncológica, como por exemplo os cães das raças:
- Pitbull,
- Boxer,
- Golden Retriever e
- Poodle.
Sintomas
Primeiramente, é preciso ficar atento aos sinais ou alterações comportamentais do seu pet. Alguns sintomas são sinais de alerta e o procedimento correto é procurar um médico veterinário oncologista o quanto antes.
São eles:
- aparecimento de nódulos;
- feridas que não cicatrizam;
- perda de peso sem uma causa aparente,
- perda de apetite e
- vômito ou diarreia crônica.
Aqui na AllianceCare temos uma equipe médica veterinária especializada em oncologia e pronta para atender seu pet, acima de tudo, com muito cuidado e profissionalismo.
Saiba mais sobre nossas especialidades!
Acesse nossas redes sociais!